top of page

METODOLOGIA

Com o intuito de mapear as pesquisas sobre salas de cinema realizadas nos cursos de pós-graduação stricto sensu das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas da Região Sudeste do Brasil, utilizamos como metodologia a revisão sistemática. Segundo Aldemar Araújo Castro (2001, p.1), a revisão sistemática "é uma revisão planejada para responder a uma pergunta específica e que usa métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão". Na criação desta base de dados nós seguimos os passos da Colaboração Cochrane, organização ligada com a área de saúde, mas tida como referência para a elaboração de revisões sistemáticas.  

 

Os passos da Colaboração Cochrane para a revisão sistemática compreendem sete etapas: a formulação da pergunta; a localização e a seleção dos estudos; a avaliação crítica dos estudos; a coleta de dados; a análise e a apresentação dos dados; a interpretação dos dados e, por fim, o aprimoramento e a atualização da revisão. Para o desenvolvimento desta plataforma, nós seguimos os seus cinco primeiros passos. Iniciamos com a seguinte questão: "Quais foram as pesquisas sobre salas de cinema realizadas nos cursos de pós-graduação stricto sensu das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas da Região Sudeste?" Com a pergunta formulada, nós passamos para a localização e a seleção dos estudos. Nós consultamos os acervos das bibliotecas e dos repositórios dos estabelecimentos educacionais do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Nós selecionamos tais bases de dados por elas serem institucionalizadas e públicas. Foi fundamental utilizarmos mais de uma, pois assim evitamos eventuais problemas de disponibilização das investigações em alguma delas. Com o objetivo de encontrar as pesquisas produzidas até o momento, empregamos na busca das bases de dados as seguintes palavras-chave: audiências, cinemas de rua; exibição cinematográfica; multiplex e salas de cinema. A busca incluía o título, o resumo e as palavras-chave dos trabalhos. 

​

A partir do que foi localizado, fizemos uma primeira seleção dos estudos. Nela, foram coletadas informações básicas (o título, a autoria, a instituição e o resumo) e, quando liberada, a pesquisa na íntegra. Os estudos que, por ventura, não foram encontrados na íntegra nas bases de dados foram procurados no Google. Em seguida, nós passamos para a avaliação crítica dos estudos, de modo a definir se as dissertações e as teses localizadas seriam mesmo consideradas no mapeamento. Para isso, realizamos uma leitura analítica dos resumos dos trabalhos previamente coletados. Nos casos em que eles não davam conta de esclarecer se as pesquisas eram, de fato, sobre salas de cinema, nós líamos os estudos na íntegra. Definidas as pesquisas a serem analisadas, iniciamos a coleta dos dados, acrescentando, às informações já reunidas, outras como a natureza da Instituição de Ensino Superior (se pública ou privada); o tipo de estudo (se dissertação ou tese); o nome do Programa de Pós-graduação; a Grande Área da CAPES a qual o Programa de Pós-graduação está vinculado; o ano da defesa; a cidade e o estado onde as salas de cinema pesquisadas se localizam; e as palavras-chaves. Com a coleta de dados realizada, disponibilizamos publicamente a base de dados e geramos o mapa interativo a partir dela.

​

Referência bibliográfica:

​

CASTRO, Aldemar Araujo. Revisão Sistemática e meta-análise. In: Usina de pesquisa. 2001. Disponível em: http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/wp-content/uploads/2010/08/meta1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

bottom of page