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QUEM SOMOS

Discentes no Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, nós três nos conhecemos durante a II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, que foi realizada, em agosto de 2018, na UFJF. No segundo semestre daquele ano, nós cursamos a disciplina "histórias de cinemas, memórias e experiências das audiências", que foi ministrada, na nossa pós-graduação, por João Luiz Vieira e Talitha Gomes Ferraz. Foi nesse momento que surgiu a ideia do mapeamento, e posterior divulgação, das pesquisas sobre salas de cinema feitas nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. O nosso interesse pelo projeto foi crescendo na medida em que íamos participando de outros eventos da área. Dentre eles, os Encontros da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), que contam, desde 2016, com o Seminário Temático "Exibição Cinematográfica, Espectatorialidades e Artes da Projeção no Brasil". O maior congresso de Cinema e Audiovisual do Brasil é, desde 2017, antecedido por um evento organizado por João Luiz Vieira que tem como finalidade a abordagem da história das salas de cinema situadas na cidade-sede do Encontro, bem como a discussão de novas metodologias para o campo. Além disso, é essencial mencionar os eventos planejados anualmente pelo Grupo de Pesquisa "Modos de Ver: Estudo das Salas de Cinema, Exibição e Audiências Cinematográficas" (ESPM/CNPq), que é liderado por Talitha Gomes Ferraz. Por fim, não podemos deixar de citar o I Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema de Minas Gerais, que foi realizado, em maio de 2019, na UFJF. Organizado por Alessandra Brum para sinalizar o término da segunda etapa do projeto Minas é Cinema, ele reuniu acadêmicos que tinham como objeto de análise as salas de cinema de rua do estado da Região Sudeste. 

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Lívia Cabrera

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Lívia Cabrera adora conhecer cidades, andar por suas ruas e visitar seus prédios antigos – principalmente os teatros e os cinemas. É Bacharela em Ciências Sociais pela UFSCar (2010) e Cinema e Audiovisual pela UFF (2017). É Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF (2020). Atualmente, ela é doutoranda no mesmo PPG onde fez o mestrado com uma pesquisa a respeito de Carmem Santos e a Brasil Vita Filmes. Ela também desenvolve estudos sobre as histórias de cinemas, influenciada pelo grande número de "caçadores" de salas que existe. No momento, ela trabalha no Cine Arte UFF, espaço de projeção fílmica com perfil universitário e comercial situado em Niterói há mais de 50 anos. Desde 2010, é servidora técnica administrativa federal, tendo passagens pela UFSCar, ANCINE e UFF. Ela também atua em produções feitas para o cinema e para o teatro.   

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Ryan Brandão

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Sob o regime de cotutela, Ryan Brandão é doutorando no PPG em Cinema e Audiovisual da UFF e no PPG em Ciências da Comunicação da UGent, Bélgica, com uma pesquisa sobre a história da exibição cinematográfica em Juiz de Fora entre os anos de 1897 e 1912. É Mestre pelo PPG em Artes, Cultura e Linguagens (2016) [Linha: Cinema e Audiovisual] da UFJF. Pela mesma instituição, é Bacharel em Comunicação Social (2013). É integrante dos GPs Modos de Ver: Estudos das Salas de Cinema, Exibição e Audiências Cinematográficas (ESPM/CNPq), e CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual (UFJF/CNPq). Em parceria com Alessandra Brum, organizou o e-book "Histórias de cinemas de rua de Minas Gerais" (Editora da UFJF, 2021). 

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Sancler Ebert

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Sancler Ebert é apaixonado por salas de cinema, pelas suas arquiteturas, suas histórias e sua atmosfera única. Ele é Bacharel em Jornalismo pela Unisc (2009), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Imagem e Som da UFSCar (2016) e, desde 2019, faz seu doutorado no Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, no qual pesquisa as relações entre palco e tela nos cineteatros do Rio de Janeiro através da trajetória do transformista Darwin (1914-1933). No momento, ele leciona nos cursos da área de Comunicação do Centro Universitário FMU (São Paulo) e é Secretário Executivo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). 

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