top of page

QUEM SOMOS

Nós três nos conhecemos durante a II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, que foi realizada, em agosto de 2018, na UFJF. No segundo semestre daquele ano, nós cursamos a disciplina “Histórias de Cinemas, Memórias e Experiências das Audiências”, que foi ministrada, no Programa de Pós-graduação em Cinema e Au-diovisual da UFF, por João Luiz Vieira e Talitha Gomes Ferraz. Foi nesse momento que surgiu a ideia do mapea-mento, e posterior divulgação, das pesquisas sobre exibição cinematográfica feitas nas Instituições de Ensino Su-perior do Brasil. O nosso interesse pelo projeto foi crescendo na medida em que íamos participando de eventos da área. Dentre eles, os Encontros da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), que contaram, entre 2016 e 2022, com o Seminário Temático “Exibição Cinematográfica, Espectatorialidades e Artes da Projeção no Brasil”. O maior congresso de Cinema e Audiovisual do Brasil é, desde 2017, antecedido por um evento organizado por João Luiz Vieira que tem como finalidade a abordagem da história das salas de cinema si-tuadas na cidade-sede do Encontro, bem como a discussão de novas metodologias para o campo. Além disso, é essencial mencionar os eventos planejados anualmente pelo Grupo de Pesquisa “Modos de Ver: Estudo das Salas de Cinema, Exibição e Audiências Cinematográficas” (ESPM/CNPq), que é liderado por Talitha Gomes Ferraz. Por fim, não podemos deixar de citar os Encontros de Pesquisadores em Histórias de Cinema de Minas Gerais, que foram realizados, em maio de 2019 e outubro de 2025, na UFJF. Organizados por Alessandra Brum dentro do pro-jeto Minas é Cinema, eles reuniram acadêmicos que tinham como objeto de análise as salas de cinema de rua do estado da Região Sudeste. 

Lívia Cabrera.jpeg

Lívia Cabrera

0_edited.png

Lívia Cabrera adora conhecer cidades, andar por suas ruas e visitar seus prédios antigos – principalmente os teatros e os cinemas. É Bacharela em Ciências Sociais pela UFSCar (2010) e Cinema e Audiovisual pela UFF (2017). É Mestra (2020) e Doutora (2025) pelo Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, pesquisando sobre Carmem Santos e a Brasil Vita Fil-mes. Ela também desenvolve estudos sobre as histó-rias de cinemas, influenciada pelo grande número de "caçadores" de salas do seu convívio. Trabalha no Centro de Artes UFF, um dos principais centros cultu-rais universitários do país, espaço essencial para a cul-tura da cidade de Niterói, e que possui uma das me-lhores salas de cinema independente do país. Desde 2010, é servidora técnica administrativa federal, tendo passagens pela UFSCar, ANCINE e UFF. Ela também atua em produções feitas para o cinema e para o tea-tro.  

Ryan Brandão.jpeg

Ryan Brandão

0_edited.png

Ryan Brandão é Doutor pelo Programa de Pós-gradua-ção em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universiteit Gent (UGent) (2024), com uma pesquisa sobre a história da exibição cinematográfica em Juiz de Fora / MG entre  1897 e 1910. É Mestre pelo Programa de Pós-gradua-ção em Artes, Cultura e Linguagens [Linha: Cinema e Audiovisual] da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2016). Pela mesma instituição, é Bacharel em Comunicação Social (2013). É integrante dos GPs CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual (UFJF/CNPq) (desde 2015), e Modos de Ver: Estudos das Salas de Cinema, Exibição e Audiên-cias Cinematográficas (ESPM/CNPq) (desde 2018). Em parceria com Alessandra Brum, organizou o e-book "Histórias de cinemas de rua de Minas Gerais" (Editora da UFJF, 2021).  

Sancler_Ebert_edited.jpg

Sancler Ebert

0_edited.png

Sancler Ebert é apaixonado por salas de cinema, pelas suas arquiteturas, suas histórias e sua atmosfera única. Ele é Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ci-nema e Audiovisual da Universidade Federal Flumi-nense (UFF) (2024), Mestre pelo Programa de Pós-gra-duação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2016) e Bacharel em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) (2009). Em sua tese pesquisou as relações entre palco e tela nos cineteatros do Rio de Janeiro através da trajetória do transformista Darwin (1914-1937). No momento, ele leciona nos cursos da área de Comunicação do Centro Universitário FMU (São Paulo) e é Secretário Executivo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Au-diovisual (SOCINE).

bottom of page